ARQUIVO

Black History

From Now On

Media Awareness Network

Biblioteca do Congresso americano

Cdrom incrementa o estudo da  Pré-
história

History Matters
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 

 
Internet Modern History Sourcebook

   Busca de fontes: esta é uma preocupação constante de qualquer profissional da educação, e especificamente daqueles que se ocupam do estudo da História.

  O site da Foordham University apresenta, em seu projeto Internet History Sourcebooks Project, uma série de "acervos" online, onde encontram-se  documentos clássicos da história da humanidade. O projeto é dividido por periodos históricos (há os de História Antiga e Medieval), ou por abordagens temáticas  (locais, religiões, questões de gênero, entre outras). 

   A periodização utilizada é diferente da mais difundida no Brasil: nos marcos da historiografia norte-americana, o período Moderno não teve seu fim no final do século XVIII (como divide a linha francesa), chegando até os dias de hoje.

   Os documentos selecionados são de natureza variada, apresentando fontes em diversas linguagens: trechos literários, documentos de época, tratados filosóficos, diários, acervos de imagens, peças musicais. O acesso a esta variedade permite ao professor utilizar o potencial disponibilizado pela Internet para compor atividades que iniciem os alunos em formas distintas de observação e análise. 

    O estudo da natureza documental, bem como questões inerentes ao estudo de História, também fazem parte da compilação do Internet History Sourcebooks, que  oferece links para sites que auxiliam na reflexão sobre as abordagens do historiador. Textos sobre "A Escrita da História", "Filosofia da História", "História e Antropologia", "Teorias Pós-Modernas", entre outros, compõe o quadro de possibilidades dos links.

   Será da maior importância, com o avanço da inclusão de textos em língua portuguesa na rede, que iniciativas desta natureza sejam produzidas aqui no Brasil.

Quer conhecer outros projetos?
Visite a nossa página de Links!



Copyright © Webhistoria
 24 de novembro de 1999